quinta-feira, 8 de outubro de 2015

#Encontro: Genética de Populações


Olá pessoal!

No dia 17 de setembro foi realizado o 6º encontro, ministrado pela Prof. Dra. Ana Sílvia Lapenta, da Universidade Estadual de Maringá, com o tema “Genética de Populações”. No  encontro foram realizadas duas práticas: a primeira de análise do cariótipo humano e a segunda utilizando-se botões de cores diferentes para demonstração do teorema de Hardy-Weinberg também conhecido como princípio do equilíbrio gênico.

Na primeira prática a professora Ana Sivia deu uma breve explicação do cariótipo ( nosso conjunto de cromossomos). Deste modo, para os participantes realizarem a dinâmica de reconhecimento dos cromossomos utilizaram-se os seguintes critérios: tamanho e localização do centrômero, com auxílio do cariograma (imagens de cromossomos em fases) para que fosse montada uma ficha identificando cada cromossomo. Essa dinâmica é ótima para aprendizagem de como é a organização cromossômica e a relação de parentescos entre espécies!




Cariograma


Ficha de análise de Cariótipo Humano



Em seguida foi realizada a dinâmica com os botões. Nessa prática usou-se botões de pressão para construir uma população, representando o cruzamento de alelos semelhantes e diferentes. Após o cruzamento dos alelos, calculou-se as frequências alélicas, genotípicas e fenotípicas e por fim foram analisadas as frequências obtidas. Posteriormente, esse resultado foi confrontado com a lei de Hardy-Weinberg, a qual diz que, se nenhum fator evolutivo ocorrer em uma população, às frequências dos alelos permanecerá durante as gerações.

As atividades lúdicas a exemplo desta, tem pro objetivo  demonstrar a alteração das frequências alélicas entre as gerações além de, permitir aos alunos um momento de descontração, de conversa, trocas de ideias que favorece a assimilação do conteúdo e construção do conhecimento.



Botões de pressão


Montagem dos Alelos



Obrigada pela atenção, até o próximo encontro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário