quarta-feira, 23 de setembro de 2015

#Encontro: Sensibilidade Gustativa ao PTC e Genética das Cores

Olá Pessoal,

No dia 27 de agosto realizamos nosso 4º encontro. Foi ministrado pela Prof. Dra. Ana Sílvia Lapenta, da Universidade Estadual de Maringá, com o assunto: "Sensibilidade Gustativa ao PTC e Genética das cores".

A professora trouxe práticas interessantes para cada um dos temas apresentados. Primeiramente, para testar a sensibilidade ao PTC, foram preparadas diferentes concentrações dessa substância, a fim de, estabelecer um gráfico de sensibilidade da população estudada. A explicação dada pelo norte americano Fox é que, existem diferenças individuais na capacidade de sentir o gosto da substância. Observou-se que essa diferença é genética, e que a sensibilidade é devida a um gene dominante T. Os degustadores (sensíveis) são TT ou Tt, enquanto que os não degustadores (insensíveis) são tt. A discriminação entre os dois fenótipos é “sui generis”.  

A outra prática ministrada, abordava os conceitos do Quadrado de Punnett, este feito com massinha de modelar, possibilitou  uma maior facilidade em visualizar os resultados dos cruzamentos dos alelos. Essa atividade é muito interessante e prática para ser realizada nas escolas, com o intuito de aplicar a teoria na prática, o que é uma grande dificuldade encontrada quando se fala em genética.











Fiquem ligados, logo mais teremos novidades dos próximos encontros!


Nenhum comentário:

Postar um comentário