segunda-feira, 11 de julho de 2016

#3º Encontro - Ensinando Microbiologia

Bom dia!!

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o ensino de Microbiologia nas escolas e como podemos trabalhar diferentes práticas sem a total necessidade de materiais de laboratório.
Sockett (2001), diz que "a importância da Educação em Microbiologia refere-se ao contexto social e das pesquisas na área e pelas inovações tecnológicas que devem estar acessíveis para todos. As pessoas em geral têm receio dos microrganismos porque geralmente são difundidos os impactos negativos que eles causam e pouco sobre os mecanismos essenciais de suporte à vida que eles desempenham”.
Dessa forma, o baseamento teórico da Microbiologia é amplo e pode ser explorado pelos professores com facilidade, diante das inúmeras referências didáticas e também baseadas nas informações obtidas na internet, jornais, revistas, etc. Entretanto, explorar esse conteúdo de forma prática torna-se complicado quando não há laboratório estruturado e mais difícil ainda, quando se trata de alunos nos primeiros anos do ensino fundamental. Mas, para tudo há uma solução.
As práticas devem ser adequadas ao nível intelectual do aluno para que desperte seu interesse e o motive a pensar de forma crítica, formular hipóteses e interpretar os resultados com embasamento teórico, além do mais, estimule a buscar respostas em outros meios sem que não haja participação do professor. 
Portanto, as práticas são essenciais, pois colocam o aluno mais próximo do conteúdo que, na maioria das vezes, fica subjetivo e impossível de ser visualizado. Dessa forma, procurou-se novas metodologias de ensino para tal disciplina e além disso, desenvolvê-la com materiais práticos e acessíveis no dia-a-dia.
De acordo com essa preocupação na área da Biologia, organizamos o 3º Encontro do Curso de Extensão com o Tema: Ensinando Microbiologia e foi ministrado pela Profª Sheila Alexandra Belini Nishiyama. Nesse curso foram abordados diversos assuntos  e curiosidades sobre o mundo microbiano e foram trazidos temas polêmicos como: Gripe A e HIV.
Além disso, a palestrante trouxe várias práticas que podem ser trabalhadas em sala, de acordo com os temas da biologia, que podem ser feitas com materiais encontrados no dia-a-dia do professor e do aluno.
Segue abaixo algumas fotos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário