sexta-feira, 8 de julho de 2016

#Oficina: Origem da Vida - Colégio Estadual Gastão Vidigal

Nos dias 17, 19 e 20 de maio de 2016 ocorreu no Colégio Estadual Gastão Vidigal no município de Maringá, a oficina com o tema Origem da Vida organizado e realizado pela equipe do projeto Difundindo e popularizando as diversas áreas da Biologia da Universidade Estadual de Maringá. 
Nesses três dias de encontro no colégio, participaram da oficina todos os primeiros anos do ensino médio do período da manhã, totalizando sete turmas. 
Em todas as turmas, foi apresentado uma revisão teórica sobre o conteúdo, e após, os alunos fizeram uma atividade prática sobre o mesmo tema. Os alunos iniciaram a prática em sala e concluíram nas suas casas, pois a atividade dependia de observação diária.
A atividade consistia em observar mingau de amido de milho em copos descartáveis durante uma semana em diferentes situações. As salas foram divididas em grupos, e cada grupo recebeu quatro copos com o mingau numerado de 1 a 4. O copo 1 deveria ficar aberto em contato direto com o ar. O copo 2, deveria ser tampado com filme de PVC, impedindo que o ar entrasse em contato com o mingau. O copo 3, receberia uma colher de óleo, e o copo 4 uma colher de vinagre. Ambos os copos 3 e 4 deveria ficar abertos como o copo 1. Os alunos observam o que aconteceu com os copos durante uma semana, e escreveram o resultado em forma de relatório e entregue a professora responsável pela disciplina de Biologia.
O copo 1 deveria crescer microrganismos, tendo em vista que este ficou em contato diretamente com o ar pois estava aberto. O copo 2, por estar lacrado, não deveria crescer microrganismos pelo menos no período de uma semana. Os copos 3 e 4 também não deveriam apresentar o crescimento de microrganismos mesmo com os copos abertos no prazo de uma semana, pois tanto o óleo como o vinagre agiriam como conservantes do alimento.
O objetivo dessa atividade foi simular os experimentos realizados pelos estudiosos da época, responsáveis hoje, pela as teorias e estudos conhecidos, assim eles conseguiram ver na prática o que foi estudado em sala de aula. 








Foi realizada essa mesma oficina no dia 11/05 no Colégio Estadual Antônio Lisboa do município de Sarandi. A oficina teve como tema: A Origem da Vida e foram trabalhados todos os conceitos de origem, desde o Criacionismo até a Teoria da Evolução Molecular.


Segue abaixo as fotos:







Nenhum comentário:

Postar um comentário